quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Profissões para mulheres e outros textos feministas, leituras virginianas continuam...


Começamos o ano com mais uma leitura virginiana, estou convicta que assim como Jane Austen, Virginia Woolf ganhou um espaço enorme de admiração dentro de mim e de minha estante e desta vez li algo um pouco mais diferenciado. Havia um tempo que vi que a editora tinha reunido certos ensaios dela e feito este pequeno livro, pequeno apenas em tamanho, pois em qualidade ele atinge níveis extremos.
Primeiro tenho que ressaltar o título “... outros textos feministas” acho muito importante colocar este nome em um título de Virginia, pois mesmo ela não sendo declaradamente feminista em sua escrita, em todos os momentos vemos graus de resistência e crítica a sociedade no qual ela está inserida. Especialmente neste livro o papel da mulher em sociedade e também na literatura são expostos de uma forma magnífica.

O livro reúne sete ensaios da autora sobre um tema central, o papel da mulher na sociedade. Vou destacar a presença da crítica do papel da mulher no ambiente intelectual e da literatura, um campo que para Virginia não se mostrou fácil e que com muito reconhecimento, cita autoras que abriram caminhos para que a mesma pudesse ter a liberdade de escrever, chega a ser inspirador ver ela citando nomes como o de Jane Austen como uma das percursoras da literatura feminina, encorajando outras após ela a fazerem o mesmo.

Saliento o primeiro ensaio cujo Virginia busca desmitificar a concepção tradicional da mulher, vista como um “anjo do lar”, a mesma diz que para obter a posição no qual ela se colocou na literatura, Virginia teve que matar esse anjo, para que assim ocorresse a liberdade para a literatura, desprendendo de amarras que estigmatizavam a mulher como um ser frágil e puro, era preciso exorcizar estes demônios para que assim pudesse seguir o sonho de escrever livremente.

Devo confessar, em alguns momentos me vi emocionada a ler aquelas palavras que iam muito de encontro sobre tudo que eu acredito em minha vida, questões como liberdade, feminismo, literatura, de tanto concordar chegava a sorrir ao ler aquelas lindas palavras. É inspirador demais! É um livro que recomendarei para todas as pessoas que buscam essa liberdade.

Não é de hoje que venho me encantando com a genialidade de Virginia Woolf e saber que ela é uma das responsáveis por pavimentar o caminho que curso mesmo com muita luta ainda percorro, ela não é apenas uma autora, mas uma mulher que não só revolucionou a literatura, mas que pode contribui para que o movimento feminista pudesse ser consolidado, é uma eterna gratidão e admiração.

O texto desta vez foi curto, pois não quero me estender, quero que procurem esta leitura e tenham a mesma sensação que eu tive, de imensa gratidão e profunda admiração por uma mulher que não teve medo de ser a escritora magnífica que foi! Eternamente serei uma admiradora de Virginia Woolf.

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário