sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Os melhores 10 livros lidos em 2018

Não sabia que foto colocar então decidi postar a minha foto mais recente, aliás esta parede de livros era incrível!

Nesse período de férias, decidi fazer uma lista dos dez livros que mais amei ter lido no ano de 2018 e posso dizer que não foi fácil fazer a seleção uma vez que adorei muitas obras que li e tirei vários ensinamentos de cada uma. A lista não tem uma ordem, por grau de importância, tempo ou qualquer coisa assim, não quis por um critério na colocação porque no final, todos foram muito especiais para mim no ano que se passou. E lá vamos nós...


  • Anna Karenina (Liev Tolstói)
Podemos dizer que esse livro é um esplendor em todos os sentidos, em cada detalhe tudo se faz perfeito e envolvente aos olhos do leitor, foram mais de 900 páginas lidas com muito fervor e encanto, eu me v envolvida em todos os momentos por uma história cheia de tantos fatores e ao mesmo tempo tão incrível que quando fui escrever para blog, não e achei digna o suficiente de escrever tudo que ali foi transmitido, é surreal esta obra! Com certeza lerei outra vez.
  • As Ondas (Virginia Woolf)
Virginia... Minha querida autora que no ano de 2018 em especial foi muito lida e apreciada, "As Ondas" sem dúvidas foi o livro dela que mais adorei ter lido, por além de trazer um estilo completamente refinado e único, tudo que ali foi dito me cativou demais, frases que eu levarei pelo resto da vida, além disso, a leitura tinha uma forma de circularidade que era envolvente e que mesmo tendo um enredo muito simples, fazia a obra ser incrível por si só. Este é o tipo de livro que se me disserem, qual o livro que você mais ama em sua vida, eu direi, "As Ondas". 
  • Dom Casmurro (Machado de Assis)
Sim, eu li "Dom Casmurro" só agora com dezenove anos e não tenho vergonha nenhuma de dizer isso pois acredito que foi no momento exato esta leitura. Também devo uma análise aqui no blog, junto com todos os livros que li na matéria de consolidação da literatura brasileira na faculdade, e posso dizer que não é a toa que este libro é a magna obra da literatura brasileira, ouso dizer que nenhum escritor chegou a fazer o que machado de Assis fez neste livro, é único, é perfeito e além disso é genuinamente do nosso país! 
  • Folhas de Relva (Walt Whitman)
Falo com tranquilidade que foi a minha melhor postagem no blog, este livro me inspirou de uma maneira tão grande que chega ser inexplicável a sensação que tive nessa leitura, é a perfeição em sua forma poética, mas também de uma forma simples e humilde que nos faz querer amar ainda mais a nossa vida, é um canto esplendido ao universo e tudo que aqui pertence. Ao ler cada verso, um sorriso no meu rosto desabrochava e me fazia querer continuar, sem dúvidas é o livro de poesia que mais amei ter lido.
  • A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera)
Existe certos tipos de livros que atacam seu íntimo e pessoal de uma forma que nem nós conseguimos explicar e foi isso que aconteceu com este livro, eu ainda não entendo o que realmente houve no momento daquela leitura, mas simplesmente fez este livro se tornar o livro da minha vida! Tudo ali escrito me fez ter uma identificação com cada personagem e certas ações deles, a forma como tudo era escrito e certos trechos que se encaixavam com o que eu estava sentido. Este livro me sensibilizou demais e me trouxe sentimentos que não sabia que estava sentindo na época, foi maravilhoso e sempre levarei com muito carinho e admiração esta obra. Foi um encontro de almas, a minha alma e a alma daquela história.
  • Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf)
Mais uma vez, Virginia. Desta vez os ensaios reunidos dentro desta obra foram de encontro com o que eu mais prezo em minha vida, a liberdade de ser o que quiser. Virginia nos dá uma visão de como é ser uma mulher escritora em sua época e como isso ainda pode ser ligado aos dias de hoje, tirei muitos ensinamentos deste livro e o que mais me chamou a atenção foi ver o nele o nome de Jane Austen como alguém que abriu caminhos para outras escritoras continuarem,  quem sabe um dia uma destas escritoras seja eu e devo ser eternamente grata por ela e por Virginia por terem seguido seus sonhos para que um dia eu pudesse seguir o meu.
  • O Apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger)
Foi um dos primeiros livros que li em 2018 e um dos que eu mais gostei. Acredito que esta obra deveria ser obrigatória para todos, pois ela traz ensinamentos e reflexões que podemos levar a vida toda sobre nossa vida e nosso futuro, muitas questões presentes em Holden também estão presentes em nós por isso se torna algo tão universal e próximo do nosso pessoal. Um clássico é um clássico e logo, deve ser querido como tal pois é fabuloso mesmo.

  • O Sol é para todos (Harper Lee)
Li este livro com muto entusiasmo e terminei as páginas com lágrimas nos olhos. Ver a história sendo contada pelo olhar inocente de uma criança em uma sociedade ainda racista é de se emocionar muito além de nos fazer refletir sobre nossas ações no mundo atual, certas questões ainda não foram completamente resolvidas em nossa humanidade sendo que já passou da hora de isso acontecer. Outro livro que é necessário a leitura pra todos.
  • Orlando (Virginia Woolf)
Eu juro, é o último livro da Virginia que comento... Mas não tem jeito, ela é fantástica! E "Orlando" foi uma das obras mais interessantes que já li na vida, uma vez que aborda temas como a questão do gênero de uma forma muito exemplar e crítica, são levantadas questões que até hoje são abordadas e discutidas, nos mostrando quanto Virginia estava a frente de seu tempo e da sociedade que estava inserida. Esse livro é incrível, é isto.
  • Cem anos de solidão (Gabriel Garcia Marquez)

Último, mas não menos importante! Inclusive foi o último livro que li em 2018, mostrando que nos quarenta e cinco do segundo tempo podemos conhecer uma obra maravilhosa e que me encantou tanto, cheguei a ficar dias refletindo sobre a vida daqueles personagens e como a história dos Buendía era ao mesmo tempo trágica, também maravilhosa, além disso era universal. Tratava-se da universalidade da vida com um toque de fantástico que para Garcia Marquez era o essencial da vida, simplesmente perfeito.

Bom, esses foram os escolhidos depois de muito pensar sobre, só posso pedir que 2019 novas experiências aconteçam e que a felicidade e o olhar crítico se repitam!

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário