terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Um ano de Traça!

Esta é a foto mais recente minha, apenas plena e tomando um bom cappuccino.


Há um ano atrás, me desafiei a ampliar meus horizontes quanto a literatura... Era algo que eu amava tanto, estava na hora de ser aprimorada! Um desafio grande, que tomaria tempo, mas que foi aceito de muito bom grado. O nome Traça dos Livros já existia a um tempinho, na época eu tinha dezesseis anos e os livros de fantasia adolescente ainda rodeavam minha estante, estava começando a me aventurar nos clássicos, já amava Jane Austen, mas o nome permaneceu em estado latente junto com a ideia de um dia colocar isso em escrita. O dia chegou em 2018.

Depois de me ver imersa de leituras pertinentes a faculdade, percebi que naquele ano não havia lido muitos livros "por diversão", algo que eu costumava fazer, então decidi que tentaria criar o hábito de ler livros além dos que me era obrigatórios e assim aprimorar minha leitura. O hábito tomou forma e se chama Traça dos Livros. Começou sem pretensão alguma, apenas ler e comentar minha impressões sobre as leituras, mas aos poucos o projeto foi ganhando novas formas, rostos, sinceramente... ele foi se completando.

Não apenas o blog se completou, junto dele eu também! Garanto que não sou mais a mesma depois que comecei ser a escritora da Traça dos Livros. Primeiro que o hábito de leitura se modificou, leio hoje em dia com uma atenção muito maior, os detalhes não são deixado para trás (a faculdade também ajudou muito no processo) e quanto mais fui adquirindo repertório, mais fui compreendendo como as histórias estão ligadas de certa forma e como tudo se conversa como se a literatura tivesse em uma perfeita harmonia, é algo muito genuíno de descobrir e que te muda completamente. Li histórias que tocaram meu interior, que me trouxeram sensações distintas e necessárias, me fazendo questionar questões inerentes ao meu pessoal e ao lugar onde pertenço, o que realmente eu quero e espero do mundo e o que eu posso ajudar a respeito. Me encantei por autores, que colocaram suas impressões em mim, ensinamentos que eu levarei para minha vida toda, o amor foi tanto que hoje posso dizer que cada vez mais a literatura me encanta, graças a tantos nomes, minha personalidade foi sendo moldada, me vejo como uma pedra bruta que cada vez mais é lapidada pela beleza e grandeza das obras literárias que um dia li.

Devo confessar que por muitos anos sonhei em escrever, mas nunca tinha certeza do que eu realmente poderia escrever, me sentia nova e inexperiente demais para tantos temas e mesmo quando usava o imaginário, não me sentia apta ao cargo e comecei a me sentir inferior quanto uma escritora, me afastando deste sonho... Com o blog encontrei o que realmente eu gosto de escrever. Eu quero escrever sobre livros. Este blog é apenas uma pequena ponte para que um dia poderá se tornar uma história ou uma obra, tudo dependerá do tempo e do amadurecimento, algo que venho buscando arduamente para que enfim um dia o resultado esteja em minhas mãos... 

Sou grata por ter este espaço pessoal cujo posso compartilhar todas as minhas impressões sobre o que eu leio, não me imagino fazendo algo melhor com meu ócio do que lendo, nunca mais serei a mesma depois deste blog e já dizia aquela famosa frase da minha querida Jane Austen: "Devo ater-me a meu próprio estilo e seguir meu próprio caminho. E apesar de eu poder nunca mais ter sucesso deste modo, estou convencida de que falharia totalmente de qualquer outro." e assim seguimos mais e mais anos sendo Traça dos Livros! 

Obrigada!

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário