sexta-feira, 27 de abril de 2018

Meu artigo e poesia publicados em livro!!




É aquele sentimento de acolhida, de felicidade e uma mistura de gratidão por ter podido viver essa experiência de ter um artigo e uma poesia publicados em um livro e não um livro qualquer, o livro! Pois a alegria de poder compartilhar minhas palavras o faz mais especial para mim do que ele próprio já é.

Primeiramente como tudo isso começou... em agosto de 2017 participei de um minicurso promovido pelos organizadores do livro, o pessoal o E-Ladis, laboratório de pesquisas ligado ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP/USP em Ribeirão Preto, neste evento, palestras sobre a representação feminina em vários espaços foram ministradas e lembro de me interessar demais por cada apresentação expressa. No mesmo dia, foi anunciado a publicação do livro com a temática de retratar o feminino na sociedade e tomei coragem para encarar tal desafio.

Então começou o processo, uma estudante de letras com a ajuda de sua prima à procura das palavras certas para o artigo e já que falávamos da presença do feminino na sociedade, nada mais justo eu expressar o meu cotidiano e escolhi então falar de um espaço cujo estou inserida e que me ensina muito sobre a vida. A Ordem Internacional das Filhas de Jó, uma ordem fraternal cujo faço parte desde 2014 e que até me faz refletir sobre a posição que quero ter na sociedade. A Ordem em si, por ser mais discreta, pouco se conhecem sobre e vi uma oportunidade de exprimir toda a gratidão e orgulho que possuo por fazer parte desta. Um local onde o feminino é exaltado sim e trazer em palavras uma discussão sobre padrões e estereótipos que criamos sem termos um conhecimento prévio e inserir outros modos de retratar a presença do feminino em sociedade. Tenho muito a agradecer a Maria Beatriz Ribeiro Prandi (minha prima) e a Fabiana Claudia Viana Borges pela parceria e apoio, o resultado foi muito satisfatório e só chegou a isso pois vocês acreditaram em mim, minha repleta gratidão!

No entanto, já que o artigo estava muito bem encaminhado, “Porque você não escreve uma poesia também, Malu? ” Essas foram as palavras de minha prima, assumo, foi muito mais difícil. Trato a poesia como algo pleno e igual a um cristal, precisa ser lapidado, como as palavras daquele minicurso ainda estavam em minha mente, procurei escrever sobre algo que realmente eu precisava e que eu sabia que outras como eu também procuravam o mesmo. A aceitação de si mesma. Dizer “sim” a cada singularidade que habitava dentro de mim e foi assim que surgiu “Adoração Austen”. A procura do meu eu-lírico dizendo a mim mesma e para todas aquelas que lerem a minha poesia que devemos dizer um sim para nós mesmas e nos aceitarmos como realmente somos, independente das condições. A frase de Jane Austen que inspirou esta poesia é levada comigo diariamente no meu coração, mas eu havia percebido ao escrever que eu mesma não praticava aquilo que tanto acreditava e que era preciso escrever, para fixar o sentimento. Pois se eu não disser um sim para mim? Quem dirá? E ver este “sim” expresso na orelha do livro (sim, obtive esse destaque por mérito) é um sentimento de trabalho cumprido.

Não há como expressar de maneira completa a gratidão quando obtive em minhas mãos esse livro tão lindo, tão intenso e também tão preciso, muita gratidão por fazer parte deste projeto que tem tantos tópicos incríveis! Não vejo a hora de ler cada artigo e poesia e dou o convite para todos que aqui lerem procurar adquirir o livro que realmente valeu a pena participar! É lindo ver o espaço da mulher sendo exaltado de várias formas e agradeço muito por estar junto nessa luta.

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros.

Um comentário:

  1. Parabéns pela coragem em acetar o desafio e principalmente pelo resultado maravilhoso!
    Super Kisses,
    Véra

    ResponderExcluir