domingo, 25 de março de 2018

Ler por diversão vs. Ler por obrigação

 A moça da foto é a mesma moça a quem vos escreve, a Traça


Todo semestre é aquele problema, será que a faculdade vai comprometer minhas leituras? Agora só lerei por obrigação? Querendo ou não, acaba que a faculdade compromete a atividade de leitura, mas isso é natural, o ócio se torna mais difícil, mas isso não quer dizer que ele não pode aparecer durante o semestre.

Nesse primeiro mês do semestre, percebi que li muito menos do que li nas férias (óbvio), e com isso, notei que ano passado quase não li nenhum livro por diversão e como isso é errado! A faculdade é um ambiente bem hostil, tem altos e baixos e muitas vezes acabamos nos perdendo em trabalhos, leituras ou algo parecido, ainda mais no curso de letras cujo a carga de leitura é bem grande. Sendo assim, é preciso reservar um tempo para você, leitor, ler algo por diversão.

Como tudo nessa vida, é preciso de um equilíbrio, então decidi que esse semestre seria diferente, eu me daria o tempo de ler por obrigação e ler também por diversão. Reservar um momento para contemplar minhas leituras com tranquilidade, desligar o botão “universitária” e ativar o modo “literata”, para que assim eu encontre, de certa forma, um descanso da rotina conturbada.

Também, é possível transformar a leitura acadêmica em uma leitura prazerosa, foi o caso de “O Banquete” de Platão, uma leitura que começou obrigatória para uma certa matéria e que se tornou muito interessante, no final, acabei lendo o livro todo e conciliei o dever com lazer.

Resumindo, não se sobrecarregue. Guarde um tempo para você, é algo terapêutico e que fará uma grande diferença no seu desempenho. Busque sempre o equilíbrio. Existe momentos da vida que pedem para tudo ser desligado e boas páginas serem apreciadas.


Com carinho, Malu, a Traça dos Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário