terça-feira, 5 de março de 2019

Minhas leituras das férias III




Enfim as minhas férias estão chegando ao final, posso dizer que tive um período bem longo (quase três meses) e que me rendeu várias leituras, e como já está sendo praxe do blog fazer o levantamento das leituras das férias, em 2019 o costume não será perdido. Como entrei em férias em dezembro, vou começar com a leitura que estava fazendo naquele momento e terminarei com o último livro lido, todos eles com um breve comentário e uma nota.

  • Livro 1: Emma (Jane Austen)

Dezembro é o mês da minha autora favorita da vida e esse ano escolhi ler “Emma” uma das personagens mais emblemáticas de toda a sua obra – suspeito que ela seja a mais completa de todas – e que me proporcionou uma leitura apaixonante da cabeça aos pés. Fazia um tempo que eu não lia nada da Jane e foi maravilhoso estar em contato outra vez com sua obra, me fez lembrar das razões a qual amo tanto esta autora.
Nota: 5 (Para Jane Austen, sempre a nota máxima!!)
  • Livro 2: Cem anos de solidão (Gabriel Garcia Marquez)

É difícil começar a falar deste livro, pois acho que foi um dos livros que mais me impactaram em toda a minha vida, terminei 2018 com uma das melhores leituras que já tive, é sublime em toda a sua essência! Com certeza terei que ler mais livros do autor e reler a história. Uma literatura fundamental que pelo menos uma vez na vida você precisa conhecer e apreciar. Sem mais, é perfeito!
Nota: 5 pois essa é a máxima, mas merecia muito mais!
  • Livro 3: A Revolução dos bichos (George Orwell)

Minha primeira leitura de 2019 e precisa! Em um ano tão incerto, foi muito bom reler esta obra e repensar nas ações que ocorrem ao nosso redor. Este livro ensina e edifica, te faz refletir e questionar certos pontos, é genial!
Nota: 5
  • Livro 4: Macuinaíma (Mario de Andrade)

Já que estava de férias, nada melhor do que usar meu tempo livro para ler os livros que serão obrigatórios nesse semestre e comecei com “Macuinaíma” e realmente tive muita dificuldade. Percebi todo o conceito que ali rodeava na narrativa, mas foi algo cansativo e complicado, acredito que quando eu tiver aulas teóricas sobre a obra, meu horizonte irá se expandir, mas por enquanto tenho algumas críticas e dúvidas.
Nota: 3.5
  • Livro 5: Profissão para mulheres e outros textos feministas (Virginia Woolf)

Não podia deixar de ler algo relacionado a Virginia Woolf esse ano e escolhi uma reunião de ensaios que me deixaram emocionada. Suas palavras foram inspiradoras e me acalentaram durante a leitura, é incrível a força que esta autora tem ao escrever suas obras. Simplesmente esplêndido.
Nota: 5 (maravilhoso, merecia muito mais)
  • Livro 6: Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (Maya Angelou)

Tudo que ali está retratado é tão intenso e profundo que chega a ser difícil descrever, posso dizer que daquele dia em diante – quando acabei a leitura – me tornei a maior fã e admiradora do trabalho de Maya Angelou, é uma autora fabulosa e carismática demais!
Nota: 5 (com louvor!!)
  • Livro 7: Memórias sentimentais de João Miramar (Oswald de Andrade)

Mais um Modernismo Brasileiro para a faculdade, mas dessa vez a dificuldade foi muito menor e me diverti muito com a leitura e a forma no qual a história é contada. Depois desse livro, me animei a ler outros livros da faculdade.
Nota: 3.9
  • Livro 8: Libertinagem (Manuel Bandeira)

Sem dúvidas o livro obrigatório que mais amei ler! Descobri que sou uma das maiores fãs desse livro antes mesmo de ter lido ele por completo, uma vez que a maioria dos poemas reunidos na obra são um dos meus poemas favoritos. É belo, é singelo, é perfeito em sua essência!
Nota: 5 (maravilhoso demais!)
  • Livro 9: O sentimento do mundo (Carlos Drummond de Andrade)

Este livro também foi para a faculdade e além disso foi uma releitura, havia lido no colegial para o vestibular e foi uma sensação boa outra vez ler esta obra tão bonita, ainda consegui me recordar do meu querido professor de literatura, Gilmar, fazendo as análises de cada poema com todo amor do mundo. O amor que eu busco enquanto professora.
Nota: 4.5
  • Livro 10: A rosa do povo (Carlos Drummond de Andrade)

Ao contrário de “O sentimento do mundo”, este livro tem um tom mais crítico e mais triste também, a leitura foi mais demorada e mais reflexiva, vemos o conflito do autor nas palavras. Todavia, não deixa de ser genial.
Nota: 4

  • Livro 11: A montanha mágica (Thomas Mann)

O livro que me tomou um mês de leitura, várias vezes pensei em desistir, mas que valeu completamente a pena! É complexo, porém completo, é descritivo, porém preciso, não tem muito o que pontuar, é uma leitura fantástica!
Nota: 4.5

Resumindo, foi muito satisfatória todas as leituras realizadas nas férias, o grande período de tempo me fez expandir minhas capacidades e me teceu reflexões, dúvidas e críticas e alcançar este propósito é muito interessante. Estou voltando a minha rotina normal, espero que mais experiências literárias possam surgir e que eu use este blog como forma de expressar tudo que será lido.

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário