domingo, 14 de julho de 2019

As leituras do semestre universitário




Parecia ser infinito, mas acabou e enfim posso me declarar de férias e com 50% da minha graduação concluída, na verdade ainda não dá para acreditar muito bem nisso, pois parece que foi ontem que entrei na universidade. Todavia, posso garantir que estes foram um dos semestres mais complicados que já tive e que foi um dos fatores de minha ausência da Traça, mas isso não quer dizer que não houve leituras, teve sim! Mas leituras universitárias que venho compartilhar com vocês e tecer rápidos comentários sobre... vamos lá!

A primeira matéria que vou comentar é a matéria de Literatura Portuguesa que teve três leituras:

  • A queda dum anjo (Camilo Castelo Branco)

Posso dizer com tranquilidade que não me agradou muito ler este livro. É uma narrativa cansativa, uma história que não prende e uma leitura que te cansa. Tive o sentimento que quanto mais eu lia, mais nada acontecia, foi difícil. Porém a aula sobre o livro foi muito mais proveitosa!

  • Alves e cia (Eça de Queiroz)

Assumo que eu tinha certo receio em ler Eça de Queiroz pelo alto teor descritivo que ele apresenta e achava que teria muita dificuldade, assim como tive com o livro do Camilo Castelo Branco. Porém eu fui enganada, a leitora foi bem proveitosa e eu gostei muito! Foi uma ótima leitura, o tema era normal, mas a forma como o enredo foi tratado chegava a ter um tom humorístico com uma crítica por trás, foi muito gostoso ler, eu posso dizer que me diverti com o romance.

  • O marido virgem (Alfredo Gallis)

Parece que foi um crescente, comecei não gostando tanto da primeira leitura, a segunda gostei mais e a terceira eu adorei! Sim! Este romance é ótimo e vou recomendar sempre, é divertido, é proveitoso e além do mais dá gosto de ler algo assim. Eu adorei, vários momentos me vi rindo ou concordando com os fatos, o autor possui uma ironia mordaz e uma linguagem envolvente. Nossa, eu recomendo muito lerem este romance!

Agora mudamos um pouco o foco e vamos de Literatura brasileira no período moderno, nessa matéria houve maior carga de litura, mas foi tão bom quanto!

  • Paulicéia desvairada (Mário de Andrade)

A figura do Mário de Andrade é muito emblemática e este livro de poemas é a concretização disso, conseguimos perceber toda a sua proposta literária nos versos completamente vanguardistas. É uma obra bem interessante.

  • Macunaíma (Mário de Andrade)

Difícil falar desse livro, eu reconheço sua importância, mas meu Deus! Que porre! Nossa, foi complicado ler este livro, muitos momentos eu não entendia e retornava e não entendia mais ainda. É uma miscelânea mesmo e completamente conceitual, as vezes foi difícil para mim compreender tal conceito, eu sou humana. Não tiro o crédito pois sei que existe uma grande importância na obra, mas acho que vai demorar para eu ler outra vez.

  • Contos novos (Mário de Andrade)

De todas as obras do Mário de Andrade, sem dúvidas essa foi a que mais gostei! São contos que vou levar pela minha vida sempre, especialmente o conto “O peru de natal”, tantas reflexões e pensamentos foram despertados enquanto eu lia o livro. Vale muito a pena a leitura, é algo belo, simples e sublime, cada palavra possui significados tão incríveis que juntos é indescritível a experiência.

  • Pau-Brasil (Oswald de Andrade)

Outra coletânea de poemas muito vanguardistas e muito interessantes, este livro é aquela leitura tranquila, boa e que te entretém de uma forma única. Fora isso, temos que levar em consideração todo o contexto e proposta por trás dela que é incrível, você consegue perceber a materialização da teoria, isso é muito interessante.

  • Memórias sentimentais de João Miramar (Oswald de Andrade)

Esse livro é interessante, se você procura ler algo um pouco experimental eu o recomendo, é uma leitura fluida e bonita, mesmo tão fragmentada você consegue entender o enredo e se envolver na linguagem. Já que falamos de obras conceituais, este conceito me agradou mais e eu consegui entende-lo, posso dizer.

  • O rei da vela (Oswald de Andrade)

Mordaz, forte e ao mesmo tempo tão atual que chegava a me chocar! Todas aquelas críticas tão bem colocadas e aquele tom feroz acerca de um tema como aquele faz com que você reflita muito. Aliás, é triste ver que nada mudou desde então.

  • Libertinagem (Manuel Bandeira)

Sabe aqueles versos e poemas que sempre cruzam seu caminho de certa forma e sempre se encaixam com você? Isso que acontece comigo e com Manuel Bandeira, as vezes brinco que ele escreveu alguns poemas para mim pois conseguem captar minha essência e “Libertinagem” é a reunião desses poemas, é claro, posso dizer que Manuel Bandeira é um dos meus poetas favoritos se não for o meu favorito! (Talvez ele e Walt Whitman). Menções honrosas para estes poemas cujo indico fortemente: Evocação de Recife e Poética (um dos meus poemas favoritos)

  • O sentimento do mundo (Carlos Drummond de Andrade)

O que falar de Carlos Drummond de Andrade? Só o nome vale por tudo e “O sentimento do mundo” é a prova viva disso, cada poema é tão belo, tão pessoal, tão cativante. Acho que este livro deve ser lido por cada ser humano para seu bem próprio, pois é maravilhoso, não tenho muito o que dizer, acho que o nome de Drummond fala por si.

  • A rosa do povo (Carlos Drummond de Andrade)

Enquanto “O sentimento do mundo” é algo muito mais vasto, “A rosa do povo” é muito mais tocante, essa é a intenção, de tocar seu pessoal, fazer refletir e tentar nos fazer pessoas melhores. É algo nobre demais.

  • Vidas secas (Graciliano Ramos)

O último, mas não o menor, pelo contrário, essa história está na nossa cultura muito enraizada e eu tenho certeza que muitos de vocês mesmo sem ler o livro sabem um pouco da história ou pelo menos conhece a Baleia, figura tão característica. É uma história tão bela, mas tão sofrida, nossa... vou usar as palavras de minha professora, o título faz a vez de toda a essência da história, é seco, é sofrido e te faz refletir demais.

Um semestre de altos e baixos, mas concluído e que venham mais leituras dentro e fora do contexto universitário.

Com carinho, Malu, a Traça dos Livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário